Brasil República Federativa do Brasil
Brasil Um pais de todos
Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Usuários Ricardo Luders

Ricardo Lüders

Página pessoal

Ricardo Lüders
Professor Associado

Departamento Acadêmico de Informática / DAINF
Programa de Pós-Graduação em Eng. Elétrica e Informática Industrial / CPGEI
Universidade Tecnológica Federal do Paraná / UTFPR

Av. Sete de Setembro 3165
80230-901 Curitiba-PR, Brasil
fone: +55 41 33104688
FAX: +55 41 33104683
e-mail: luders[at]utfpr.edu.br

Currículo resumido: possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1989), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Possui pós-doutorado no exterior, University of Michigan - Ann Arbor, na área de controle supervisório e sistemas híbridos (2009-2010). Desde 1997, é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica e Computação, com ênfase em Sistemas a Eventos Discretos, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa operacional, simulação de eventos discretos, otimização com simulação, automação e diagnóstico de falhas.

Currículo integral: CV-Lattes

Disciplinas Graduação:

IF63E - Matemática Discreta

Ementa: Métodos de Prova, Indução e Recursão. Conjuntos e Análise Combinatória. Relações e Funções. Grafos, Árvores e Algoritmos. Estruturas Algébricas. Álgebra Booleana e Circuitos Lógicos.

IF61AL - Simulação de Eventos Discretos

Ementa: Modelos de simulação. Planejamento de experimentos. Programas e linguagens de simulação. Coleta de dados. Estimação de parâmetros e intervalo de estimação. Análise de saída: simulações finitas e infinitas. Geração de variáveis aleatórias.

Disciplinas Pós-graduação (CPGEI):

MAD0100 – Matemática Discreta (ofertada em 2015/1)

Ementa: Raciocínio matemático: métodos de prova, indução e recursividade; Conjuntos e funções: terminologia e operações, contagem e combinatória, notação assintótica; Relações: propriedades, ordem parcial e relações de equivalência; Grafos: terminologia, representação e isomorfismo, problemas clássicos e algoritmos; Modelos de computação: estruturas algébricas; máquinas de estado finito, máquinas de Turing, linguagens formais.

SIM0101 – Simulação de Eventos Discretos (ofertada em 2013/2)

Ementa: Introdução aos Sistemas a Eventos Discretos; Modelos de simulação de eventos discretos; Planejamento de experimentos; Programas e linguagens de simulação; Coleta de dados; Geração de variáveis aleatórias; Estimação de parâmetros e análise da simulação.

Federal University of Technology Parana uses Simio simulation software under a grant from Simio LLC www.simio.com.
Ações do documento